Os pronomes (parte 1)

O que é “pronome”?

Quando eu era na escolinha, a minha querida “maestra” Pia me ensinou que é aquela palavra que está “al posto del nome” (no lugar do nome).

E ficou gravado assim, na minha cabeça.

O problema com os pronomes, porém, não é saber o que são, mas saber a diferença entre os vários que existem.

Hoje vamos ver os “pronomi personali” (pronomes pessoais).

Dentro do grupo dos pessoais há 2 tipo distintos: um que serve como sujeito e outro como objeto.

Veja o primeiro tipo:

soggetti

Ex. Io sono felice.

Ex. Lei é americana.

No outro caso o pronome tem funçaõ de objeto que pode ser direto ou indireto (e ambos possuem uma forma átona e uma tônica).

Pronomi

Ex. Marco mi chiama. (direto átono)

Ex. Marco chiama me. (direto tônico)

Ex. Marco mi parla. (indireto átono)

Ex. Marco parla a me. (indireto tônico)

E qual é a diferença entre as formas átonas e tônicas?

Em linha geral podemos dizer que os primeiros antecedem o verbo e os segundos seguem o verbo, e esse tipo de escolha se deve à ênfase que queremos dar ao objeto.

Deixe um comentário

