De onde vem o italiano?

A escolha de uma lingua única para toda a península não foi fácil, e somente com a constituição do Reino da Itália em 1861, chegou-se à proclamação do toscano como lingua de todos os italianos.

Naquela época o toscano era falado somente pelo 10% dos italianos mas era considerada a forma mais cúlta de expressão do nosso idioma, egregiamente desempenhado pelos grandes escritores e poetas da época atual e passada (como o Alessandro Manzoni e o Dante Alighieri).

Um pouco de história desse lindo idioma é útil ainda hoje para melhor entender nossa fonética, que embora ainda muito rica de contaminações dialetais, tem uma forma exata e explicável de ser.

Algumas das palavras que a maioria dos italianos não falam corretamente (se pensarmos de acordo com as regras do italiano), é o nosso “perché” (porque em todas as suas formas) que os italianos, inclusive eu, pronunciam “è”, ou seja um e aberto e não fechado como deveria ser.

Esse é somente um exemplo, existem inúmeros casos de pronúncia “errada” quando a questão é a pronuncia das vogais italianas.

Veja a seguir o triangulo vocálico que representa a escada fonética das vogais: que começa pela vogal fechada “i” abrindo até o “a” para fechar de novo até o “u”, podem tentar pronuncia-las.

triangolo-vocalico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s